quinta-feira, 6 de novembro de 2008

RODA DE LEITURA

O trabalho "Roda de Leitura" é realizado pela professora Ione Dias desde março de 2008 nas turmas 2131A e 2131C. O objetivo deste trabalho é despertar o prazer pela leitura. Os livros da roda foram escolhidos pelos alunos, cada um escolheu um título, e pela professora, que também escolheu vários títulos que foram emprestados pela biblioteca para ficarem na sala e serem compartilhados pelos colegas. A roda acontece em média, a cada 20 dias. Neste dia, os alunos, em roda, contam o que leram e se gostaram ou não e aqueles que não leram explicam porquê não leram. Em março foi feito um varal com resenhas na biblioteca. A professora avalia que atingiu seus objetivos, pois a maioria dos alunos têm lido e alguns começaram até a trazer seus livros pessoais para a roda. Vários alunos têm lido mais de um livro a cada roda. Algumas das sugestões dos alunos estão descritas abaixo:




Livro: UMA PROFESSORA MUITO MALUQUINHA
A
utor: Ziraldo
Eu gostei do livro porque ele é muito leg
al e a professora faz muitas maluquices. Eu espero poder lê-lo de novo.
Nayara Oliveira




Livro: VOVÔ FOI VIAJAR
Autor: Maurício Veneza

O livro fala sobre uma menina que pensava que o avô tinha viajado para bem longe e os pais dela falaram que o avô tinha viajado de avião, trem e até foguete. Eu achei o livro muito bom e recomendo para outras pessoas.

Thales



Livro: EM BUSCA DO TESOURO DE MAGRITE
Autor: Ricardo da Cunha Lima

É um livro que fala sobre um céu, uma terra mágica e um tesouro que foi roubado. Será mesmo!? Você quer saber o final? Então vá até a biblioteca e leia-o. Eu gostei muito e recomendo.
Sarah







Livro: O CASO
DA BORBOLETA ATÍRIA
Autor: Lúcia Machado de Almeida
É um livro muito bom para quem gosta de aventura e romance. É o livro certo. Conta a história de uma borboleta que nasceu com um pequeno problema nas asas e por isso não pode voar muito. Acontece também um assassinado. S
e você ler, tenho certeza que vai gostar.
Nathália



Livro: VIAGEM AO CENTRO DA TERRA

Autor: Júlio Verne
O livro fala de um cientista que encontra um perg
aminho misterioso e viaja ao centro da terra descobrindo as belezas e os perigos do local. Esse livro é ótimo e eu recomendo para quem gosta de aventuras.
Caio



Livro: HISTÓRIAS PARA ACORDAR
Autor: Diléia Frate
Este livro fala sobre meninas, meninos, galinhas, cachorros, mães, pais, avós, cientistas loucos, etc. As histórias são para acordar mas também para dormir e sonhar.
Geisa




Livro: TIPO ASSIM, SEI LÁ, ENTENDE

Autor: Leonildo Miranda Araújo
O livro fala de gíria. Eu gostei porque eu falo muita gí
ria.
Raisson






Livro: A MARCA DE UMA LÁGRIMA
Autor: Pedro Bandeira
Isabel se acha feia, será mesmo? Ela é uma garota genial que escreve lindas cartas e versos para ajudar o namoro de Rosana, sua melhor amiga, com Cristiano, seu grande amor. Eu achei o livro muito legal e interessante, cheio de mistério e muito romance. Vale a p
ena ler este livro!

Ellen


É um livro que fala sobre uma garota que se apaixona por um garoto e sua rival é sua melhor amiga. Na escola, a morte da diretora surpreende a todos, será suicídio ou homicídio? Haverá assassinos na sua escola ou não? Leia para saber...
Sarah Morais


Livro: P
RETINHA, EU? Autor: Júlio Emílio Braz
O livro fala do "auê que foi quando uma aluna negra começou a frequentar as aulas. Ela era muito discriminada por causa da cor. Eu não gostei porque ela era discriminada, mas... tudo muda. Lindo o livro!
Débora Cristina




Eu recomento este livro porque ele é muito bom. Fala sobre a discriminação de uma menina que era discriminada na escola por causa da sua cor. Eu li e goste
i. Se você ler garanto que vai gostar e sendo você negro ou não, a gente tem que acabar com a discriminação.
Natália





Livro: AMORES DIVERSOS

Autor: Arnaldo Antunes e outros
O livro tem poemas lindos. Vale a pena ler este livro, é tudo de bom!
Polyana
Eu achei este livro ótimo e tenho certeza que se você ler também vai gostar.
Débora







Livro: A INCRÍVEL PELEJA DO PINTO CALÇUDO CONTRA O GAVIÃO MALVADO
Autor: Reynaldo Valinho
Esse livro vale a pena porque fala de um homem muito fr
aquinho que conseguiu fazer um homem mais forte do que ele ficar com medo dele. Eu gostei muito, vale a pena ler este livro.
Marcos Amaral






Livro: MEU PRIMEIRO BEIJ
O
Autor: Walcir Carrasco
O livro conta a história de uma menina chamada Clara que se acha feia. Sua mãe é linda e pra piorar as coisas ela começa a usar óculos. Sua mãe reencontra um velho amigo que quando adolescente era apaixonada por ela e Clara acaba se apaixonando por este amigo de sua mãe. Quer saber o que acontece? Então pegue o livro na biblioteca e leia. Posso garantir que você vai se emocionar.
Suely Nunes


Eu nunca gostei de nenhum livro como gostei deste. É uma história para todas as idades e aposto que você também vai gostar.
Brenda




Livro: VINTE MIL LÉGUAS SUBMARINAS Autor: Júlio Verne
No começo, achei que o livro ia ser sem graça, mas depois que comecei a ler, não consegui parar. O livro é super interessante, fala sobre os mistérios das águas, sobre um bicho submarino q
ue todos tentam pegar mas ninguém consegue. Tenho certeza que vocês vão gostar como eu gostei.
Suely





Livro: POESIA SEMPRE Vários autores

Eu gostei muito deste livro. São poemas para quem está apaixonado ou para quem está sofrendo por amor. Serve para crianças, adultos e idosos.
Laura





Livro: NÃO SE INCOMODE Autora: Debbie Palem

Eu gostei do livro, mas acho que ele combina mais com mulheres, porque ele fala sobre menstruação.
Marcos Amaral







Livro: O MENINO QUE NÃO TEVE MEDO DO MEDO Autor: Ignácio de Loyola Brandão
Este livro é muito interessante, você vai gostar muito. Fal
a de um menino que caçava cachorros loucos.
Lindomar G. Souza






Livro: DE REPEN
TE DÁ CERTO Autora: Ruth Rocha
Você pode ter certeza que este livro é
muito bom. Eu li, gostei e recomendo. Nem dá vontade de devolver, é legal pra valer.
Luiza






Livro: PEDRINHO DÁ O GRITO Autora: Ana Cecília Carvalho
Fala de um menino e seu grito. É muito bom!
Breno F. de Matos






Livro: A FÚRIA DA BELEZA Autora: Elisa Lucinda
É um livro de poesias que serve para todas as pessoas, não tem distinção de idade. Fala sobre a infância, a família, os lugares, as pessoas, os amores, a saudade, o olhar, a natureza e a beleza. Por isso eu recomendo este livro a você.
Vitória




Alinhar à esquerda




Alinhar à esquerda


AVALIAÇÃO DOS ALUNOS SOBRE A RODA

A roda de leitura foi tudo de bom! Li livros muito legais que nunca vou esquecer, como A marca de uma lágrima; De repente dá certo; O caso da borboleta Atíria e muitos outros, mas o que mais gostei foi "A Professora Maluquinha" do Ziraldo, um livro excelente! Espero que tenha roda de leitura na 6ª série porque nunca vou esquecer as ótimas aulas que tivemos com a professora Ione, uma pessoa inesquecível!

Natália


A roda de leitura para mim foi muito importante porque eu pude pegar vários livros que não conhecia , e isso foi uma experiência muito legal. O livro que mais gostei foi A marca de uma lágrima, de Pedro Bandeira. A roda de leitura me despertou, me fez "cair na real" que ler é entrar no mundo da imaginação, em que você faz o que quiser.
Débora Cristina Costa Viana

Eu achei a Roda de leitura super legal, apesar que ás vezes eu não falava sobre os livros que lia. Eu achei também que a roda deveria ser feita fora da sala de aula, em um lugar calmo e tranquilo.
Vitória Cássia


RODA DE LEITURA Sarah
Na roda aprendi muito Aprendi a gostar de ler A melhor escrever Aprendi a viajar E olha, sem pagar

Eu posso melhorar Aproveitar melhorar Falar melhor na roda
Não sei quantos livros li A minha conta eu perdi Mas cada um me trouxe uma lição Que está no meu coração


A Roda de leitura me ajudou muito porquê eu não gostava de ler nada, mas alguns livros eram muito ruins e eu não consegui ler todos que peguei. Mas a roda me ajudou bastante. Muito obrigado, Ione, por este projeto.
Thales

A roda de leitura não me ajudou a desenvolver o hábito de ler porque eu já tinha este hábito, mas sim, me ajudou a conhecer novos livros, no meu caso, curto livros românticos como: A marca de uma lágrima; Meu primeiro beijo; De repente dá certo, etc. Estes livros recomendo para todos, principalmente para aquelas meninas que sonham com seu príncipe encantado.
No começo muitos não queriam falar sobre o livro que leram porque tinham vergonha, mas agora vejo que o esforço da professora não foi em vão pois muitos que não apresentavam o livro, passaram a falar. (...) A roda motivou muitos que antes não tinham o hábito de ler. Foi bom enquanto durou. Dizem que tudo que é bom acaba rápido, mas a roda de leitura não foi boa, foi ótima, mas acabou porque as férias já vão começar. Vou sentir saudades da roda.

Bianca O. Silva















Um comentário:

Anônimo disse...

MENINOS E MENINAS VOCÊS ESTÃO D+!!!
EU TAMBÉM AMO VIAJAR NOS LIVROS!!!

A GORDINHA MAIS LINDA QUE EU CONHEÇO...EU MESMA....